>Flor do Ipê

>

A Flor da Vez é a Flor do Ipê.
Uma das poucas que florescem tão espetacularmente durante o inverno. Nos arredores do meu bairro, há muitos ipês floridos agora. Não resisti, parei, entrei embaixo de um deles e tirei algumas fotos. Aliás o Tatuapé vai fazer parte da nova filmagem da novela Ti-ti-ti, da Globo. Estou curiosa!!

Este ipê das fotos é o Ipê Rosa (veja info abaixo). É o primeiro ipê a florir no ano. Mas o amarelo, o roxo e o branco também são encantadores!

Nome científico: Tabebuia pentaphylla
Uso medicinal: O chá da casca interna de Ipê rosa (T. impetiginosa) é um remédio erval usado tipicamente durante a gripe e a estação fria e facilitando a tosse do fumante. Trabalha aparentemente como o expectorante, promovendo os pulmões para tossir e livrar do muco e contaminadores profundamente encaixados.
Madeira: São dotadas de lenho muitíssimo resistente à putrefação. Sua madeira, ainda, é muito dura, e resistente, ela é branca, levemente rosada, uniforme, leve, macia e durável, própria para marcenaria fina.
O ipê é considerado árvore nacional.

E você já ouviu falar em Horóscopo das Árvores? Poisé, eu que gosto dessas coisas, li que foi um estudo de sacerdotes celtas e que a minha árvore-signo é a Cipestre. Os nativos do IPÊ nasceram em 21 de junho.
Se quiser saber a sua, entra lá no Jardim das Flores e depois me conta!

Img.: Renata RZ e Wikipedia
Info: Wikipedia

Anúncios

6 Comentários to “>Flor do Ipê”

  1. >OI Renata sabe que adoro árvores floridas assim. Lindos sou carente de ruas com arvores floridas por aqui. Um abraço Patricia

  2. >Linda demais essa arvore! Quem nao queria ter uma assim perto de casa?

  3. >Oi Renata,adoro as flores de Ipê. tenho vontade de sair a noite pela cidade plantando árvores de Ipê. Tem que ser escondido do Parques e Jardins, né? Eles não permitem que a população plante árvores fora do próprio terreno. Eles podiam ser tão rigorosos com quem distrói as árvores.Bom eu sou Coqueiro no horóscopo.beijosChrishttp://inventandocomamamae.blogspot.com/

  4. >ai Re..que coisa mais lindaaaa..e olha esse chão que coisa mais linda?????beijos p vc e uma otima semana!!;-)

  5. >Eu amo o chão colorido que o ipê deixa, e as cores do ipê, o amarelo o rosa… é tão lindo, tão poético… amei Rê, um beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: