>Aproveitando a chuva…

>Hello!

Eu ainda não tinha postado nada sobre o aproveitamento de água da chuva porque queria conhecer mais a fundo sobre o assunto e tirar fotos de algumas casas que eu conheço, só que este assunto é tão importante que nós já estamos é perdendo tempo!

Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência.
Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros – gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidadesalém de descarga de banheiros e lavagem de roupas.

As novas construções já deveriam ser feitas com este sistema, mas é possível instalar agora, por aproximadamente R$ 3.600,00, segundo o site oglobo. O esquema é feito assim:

A – Reservatório superior para água de chuva, que também pode ser alimentado pela água potável.
B – Calhas que recebem a água de chuva vinda do telhado.
C – Água de chuva para lavar roupa, uso no vaso sanitário, lavar carros, irrigação do jardim/paisagismo, etc.
D – Bombeamento da água de chuva, do reservatório inferior para o superior.
E – A sujeira retirada pelo sistema de filtragem (e um pouco da água) vai para a galeria pluvial ou para o esgoto.
F – Tubos que recebem água de chuva vinda do telhado e a direcionam para o sistema de filtragem.
G – Cisterna que recebe a água potável da concessionária local.
H – Tanque.
I – Cisterna subterrânea para armazenamento da água de chuva filtrada.
1 – Sistema de filtragem.
2, 3 e 4 – Equipamentos para melhorar a qualidade da água armazenada. 

Onde tem: BellaCalha, Aquastock

Img. e Info: Planeta Sustentável e O Globo

Não dá para mexer com obra agora? Então dá para improvisar um barril como este na parte externa da casa e conseguir guardar pelo menos 180 litros de água da chuva. Depois é só abrir a torneira e aguar o jardim ou encher um balde e lavar o chão. 

O melhor tipo é o feito de plastico reciclado (ou reutilize um barril de vinho como este da foto), com encanamento, torneira, “ladrão”, tela para filtrar folhas e uma tampa sólida removível. Posicione o barril abaixo da saída da calha, mas somente abra a tampa após 1 hora de chuva, quando os resíduos do telhado já tiverem sido lavados.

A Ana me perguntou onde encontrar estes (charmosos) barris. Eu também fiquei com vontade, Ana!
Eu vi na internet para vender na Barril & Cia. (o de 200 L, por R$ 650,00), fora isso e algumas vinículas do Sul, só procurando em vinículas locais mesmo ou apelando para os (menos charmosos) barris plásticos.
Meu sogro fez com uma caixa d’água mesmo. O negócio é começar !

Img. e Info: Sunset

Anúncios

3 Comentários to “>Aproveitando a chuva…”

  1. >OI, amiga sumida!!!!!Saudades docê !!! Vc sumiu lá de casa, né? Tava com saudades e vim te visitar!!!Adoro seus posts sempre tão educativos e responsáveis….preciso aprender tanto contigo…..Aparece lá em casa quando puder,tá?Beijocas e um ótimo fim de semana pra vc!Helena Garciahttp://diaadiacorridinho.blogspot.com

  2. >jóia de dica, re!acho que arquitetos e engenheiros já deveriam apresentar essas idéias na escolha do projeto de toda casa.ah!!! feliz dia mundial do meio ambiente!!!bjo bjocarolhttp://viajandonamaternidade.blogspot.com

  3. >Ai que maximo isso né?? pena que seja ainda caro..alias, uma pena que todas as boas ideias verdes são caras.. ;-(mas como vc mesma falou,vale tudooo!!! o barril eu ando doida atras de um, e super charmoso,né??? tb tinha pensnado em fazer como seu sogro fez e instalar uma caixa de agua..eu e meu marido estamos estudando umas possibilidades e assim que fizermos nosso projeto corro aqui para te contar!! ;-)muito obrogada pelo post que responde minha eprgunta e pelo link do barril… vou dar uma pesquisada nas lojas daqui..ver s eacho algo mais barato,hehe..beijao,adorei o post!!! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: